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Marketing 4.0

O conceito desenvolvido por Philip Kotler é a convergência entre as interações online e off-line como vantagem competitiva. As pessoas interagem no ambiente digital, mas dão valor para a experiência física. A proposta é elaborar formas para aumentar a produtividade, entendendo os caminhos do consumidor na era digital.

Uma ampliação do marketing centrado no ser humano, que procura humanizar as marcas; maior atenção ao conteúdo para gerar conversas com o cliente; maior atenção ao engajamento, ações planejadas para cobrir cada aspecto da jornada do cliente.

O poder está nas mãos das comunidades, elas são fontes de influência. Conversas espontâneas sobre marcas possuem mais credibilidade do que campanhas publicitárias voltadas para um público específico. Os consumidores acreditam mais no fator social (amigos, família, seguidores do Facebook e do Twitter) do que nas comunicações de marketing. A marca tem que ser honesta, declarar e vivenciar seus verdadeiros valores.

O consumidor é mídia ativa na comunicação, conteúdo é o novo anúncio, #hastag o novo slogan.

Integração das mídias e experiência tradicionais e digitais, comunicação onicanal (omnichannel), unindo o que é melhor nas mídias on e off line.

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